Brinquedos Educativos são brinquedos que divertem e ensinam ao mesmo tempo. É uma ótima saída para ensinar a criança enquanto ela brinca. O mercado de brinquedos educativos cresceu tanto nos últimos anos, que atualmente há uma Associação Brasileira de Brinquedos Educativos, a ABRINE, conta com 150 associados.

Um dos brinquedos educativos mais antigos é o ábaco, que pode ser utilizado para ensinar cálculos, outro brinquedo educativo bem antigo é o quebra-cabeça, que desenvolve o raciocínio da criança, outros exemplos de brinquedos educativos são: brinquedos de encaixe, palavra-cruzada, jogo da memória, brinquedos que ensinam formas geométricas, jogos sobre o corpo humano e cubo mágico. Confira aqui mais informações sobre Jogos Educativos.

Brinquedo ÁbacoÁbaco: É um brinquedo de cálculo formado por uma moldura com bastões paralelos no sentido vertical, cada um correspondendo a uma ordem e classe numérica (unidade, dezena, centena e milhar), com elementos de contagem (fichas, contas, bolas, entre outros) que auxilía a criança no aprendizado de contas das quatro operações. O ábaco não soluciona os cálculos, ele ajuda na memorização das casas posicionais enquanto os cálculos são feitos mentalmente.

 

FantochesFantoches: Com origem no antigo Egito, os fantoches são bonecos animados, manipulados por uma pessoa através das mãos que possuiam um valor sagrado como ligação entre o homem e os deuses. Hoje, os fantoches possuem valor recreativo, estimulando o aprendizado, imaginação e linguagem; desenvolvem a expressão dos sentimentos, ajudam na superação da timidez e na tomada decisões, além de proporcionarem as crianças a emoção de dar vida e voz a animais e bonecos.

 

Brinquedos Encaixe Formas GeométricasBrinquedos de Encaixe: Os brinquedos de encaixe costumam ser utilizados para ajudar a criança a desenvolver atividades comuns como a manipulação de objetos, a coordenação motora e a orientação espacial. Esse tipo de brinquedo possibilita ainda a criação de imagens e cenários, servindo para estimular a criatividade da criança, além da percepção de formas geométricas, cores e noções de quantidade.

Jogo da Memória


Jogo da Memória: O objetivo do jogo da memória é encontrar os pares iguais. As cartas devem ser embaralhadas e colocadas numa superfície, viradas para baixo, cada jogador, na sua vez, vira duas cartas com o objetivo de formar os pares. Ganha o jogador que formar o maior número de pares. O jogo desenvolve habilidades de percepção, assimilação e memória.

 

 

 

Filmes de Brinquedos <<-- Brinquedos Educativos  -->> Brinquedos e Educação Infantil

TOPO