Menino BrincandoHoje, o uso de brinquedos, jogos e brincadeiras no espaço escolar é inteiramente apoiado pela psicologia infantil. Técnicas antes vistas como eficazes e tradicionais para a aprendizagem como a preocupação centrada na obrigatoriedade de estudar, que ignoravam o interesse da criança, estão cedendo lugar para novas. Essas tem como princípio fundamental o pressuposto de que “as crianças se interessam apenas por aquilo que tem significada para elas”, o que imaginamos ser do interesse delas.

Nesse contexto, nada melhor do que unir a atividade preferida das crianças, o ato de brincar, com o ato intrínseco do ser humano de descobrir e aprender coisas novas. Conciliar o “aprender” e o “brincar” dentro da educação infantil é possível quando uma aula é devidamente planejada e orientada, estimulando a criança a construir o conhecimento por meio da brincadeira, tornando-o muito mais agradável e instigante.

Além disso de acordo com estudos da psicologia atual, brincar auxilia no desenvolvimento emocional, intelectivo, físico e motor da criança, contribuindo também para a interação social. Através de brinquedos e jogos, a criança, aprende, verbaliza e se comunica com as pessoas, adquire novos conhecimentos e consequentemente se desenvolve.

 

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