Desde a antiguidade os brinquedos cumprem um importante papel no desenvolvimento das crianças. Muitos brinquedos populares que conhecemos hoje e são encontrados facilmente em lojas foram inventados há muitos anos atrás e fabricados em casa ou artesanalmente. Além disso, muitos deles são apenas adaptações de brinquedos já inventados.

Confira aqui a história e o surgimento de alguns brinquedos antigos

Ioiô

Ioiô É um brinquedo constituído de dois discos, podendo ser de plástico, madeira ou metal, que são unidos no centro por um eixo no qual prende-se uma corda. A brincadeira funciona da seguinte forma: quando o ioiô cai, ele sobe com o impulso e a corda se enrola, assim, ele deverá cair outra vez e subir, até que o impulso inicial termine. O mais antigo ioiô encontrado data do ano 500 a.C. e era feito com discos de pele de terracota.

Apesar do mais antigo ioiô, feito com discos de pele de terracota, ter sido encontrado no ano 500 a.C. não se sabe a data exata de sua origem. Cogita-se que tenha surgido na Grécia antiga, China ou Filipinas. Nessa última região, remontado ao século 16, há um mito de que o ioiô era utilizado como arma e instrumento de caça, onde no lugar dos discos eram colocados duas pedras e as cordas chegavam a seis metros de comprimento.

Atualmente, existe uma Associação Brasileira de Ioiô que foi criada em 2002 e sem fins lucrativos com a missão de difundir informações relevantes sobre o esporte pelo país. A ABI atua na área de organização de eventos, como na realização de campeonatos oficiais brasileiros e com o incentivo de campeonatos regionais.

Pião

O pião é produzido geralmente em madeira, tem forma de pêra e possui uma ponta metálica. Há varias possibilidades de brincadeiras com o pião. Para se jogar sozinho, o jogador deve enrolar todo corpo do pião com o cordão deixando uma sobra pra enrolar em volta do dedo indicador. Em seguida ele deve tomar uma posição e arremessar o pião com a ponta metálica voltada pra cima, com um movimento que se assemelha a de um “chicoteio”, para que o objeto deslize no cordão, caia de bico e começe a girar quando bater no chão. Para brincar com os amigos, uma brincadeira famosa é a “deita pião”, onde um círculo é desenhado no chão e todos os participantes têm que arremessar o pião com o objetivo de acertar o centro do círculo, caso não consiga o jogador deve colocar o seu próprio pião dentro do círculo, dando início a disputa pelos piões que estão no círculo.

Não se sabe o tempo e lugar exatos sobre o surgimento do pião. Na sociedade lusitana do século 15 são encontrados registros do objeto como jogo, mas a sua origem data bem antes disso, em escritos de Pitaco (650-569 a.C.) na Grécia, onde já se falava de uma espécie de pião. No Brasil, o brinquedo chegou através dos portugueses no período da colonização.

Playmobil

Playmobil

É uma linha de brinquedos que consiste em pequenos bonecos de aproximadamente 3 polegadas, com braços e pernas móveis. Além de incluir, uma série de objetos como animais, veículos e vários outros acessórios que formam cenários diferentes correspondentes a um tema específico.

A Playmobil foi criada na Alemanha por Hans Beck em 1974, ano anterior a crise do petróleo. A ideia do criador, que antes produzia brinquedos de grande dimensão e, sobretudo veículos, era diminuí-los em tamanho, economizando assim no plástico. Esses veículos acompanhavam bonecos, que logo acabaram fazendo mais sucesso e se tornaram a base da produção.

Os brinquedos são fabricados, principalmente, na Alemanha, pela empresa Geobra Brandsätter e em alguns outros países como Inglaterra, Japão, Estados Unidos, Espanha e Argentina. No Brasil, o brinquedo foi fabricado pela empresa Trol nas décadas de 1970 e 1980; em 1990 pela Estrela e após longa ausência no país, a Calesita passou a importá-lo da Argentina em 2005; e desde 2008, o brinquedo é importado diretamente da Alemanha pela Sunny Brinquedos. A linha faz tanto sucesso por aqui, que já existe até um Fórum sobre Playmobil, criado em junho de 2009, para reunir fãs e colecionadores, difundir informações e organizar eventos no país.

Pipa

Nascidas na China antiga, por volta do ano 1200 a.C. foram utilizadas inicialmente como dispositivo de sinalização militar onde movimentos e cores eram interpretados como mensagens entre militares. É um brinquedo que voa devido a oposição entre a força do vento e a da corda segurada por quem está brincando. Tem uma armação leve, sobre a qual é esticada uma folha de papel ou plástico que é preso à uma linha ou barbante.

Para brincar, é bem fácil, a “pipa” deve subir até o empinador sentir que o vento a mantém, enquanto faz força para levá-la longe, aproveita para soltar a linha o máximo possível, sem deixar que ela diminua o voo. Se isso ocorrer, recolhe-se a linha um pouco e repete o movimento, a partir daí, é só aproveitar a brincadeira, controlar o seu voo e se divertir com acrobacias e malabarismos da pipa no céu. É importante ressaltar, porém, que o mais recomendável é brincar em locais descampados, sem o perigo de rede elétrica e não fazer uso de linhas perigosas como o cerol.

Futebol de Botão

Campo Futebol Botão

Também chamado de “Futebol de Mesa”, é considerado por muitos como apenas um “passatempo”, mas já é reconhecido como esporte oficial no Brasil desde 1977. O jogo simula uma partida de futebol onde os jogadores são representados por botões e movidos com auxílio de uma palheta. No Brasil, A Confederação Brasileira de Futebol de Mesa orienta e regula a prática desse esporte.

Ele pode ser praticado em cinco maneiras diferentes, quatro oficiais (Bola 3 Toques, Bola 12 Toques, Disco e Dadinho) e uma não oficial (Pastilha)

A modalidade Bola 3 Toques, também conhecida como “Carioca” tem as mesmas regras de um futebol de campo tradicional e por isso é considerada a mais difícil, autorizando três toques por jogador. As duas partidas tem períodos de 25 minutos cada, com intervalo de 5 minutos.

A Bola 12 Toques, também chamada como “Paulista” tem duas partidas de 10 minutos cada, com intervalo máximo de 5 minutos. Um jogador ao tomar posse da bola tem a direito a doze toques e se até o 12º toque não houver chute a gol, ele é punido com tiro livre indireto cobrado do local onde a bola estiver. Cada botão, obedece o limite coletivo de 12 toques.

A modalidade Disco, comumente chamada como “Regra Bahiana” possui duas vertentes “liso” onde os botões são lisos por baixo, e “livre”. onde os botões são ocos por baixo.

A regra Dadinho, diferencia-se somente por um pequeno cubo de plástico no lugar da “bola” redonda e por liberar oito toques por botão.

 

Bichos de Pelúcia <<-- Brinquedos Antigos -->> Brinquedos de Coleção

TOPO