Boneca AntigaA Boneca é um dos brinquedos mais antigos e mais populares do mundo, que reproduz as formas humanas ou de personagens da ficção. Na maioria das culturas as bonecas estão associadas ao universo feminino, mas posteriormente deram origem aos bonecos, que são associados aos meninos.

Mas de onde surgiu essa idéia? Quais são os primeiros registos desse ícone e quando ele passou a ser um objeto altamente desejado pelas crianças de todo mundo e usado para difundir padrões de consumo, estética e beleza? É um pouco dessa hisória que veremos a seguir:

Os registros das primeiras bonecas datam de 5 mil anos atrás, na Civilização Babilônica e no Egito Antigo, onde elas  eram feitas em madeira e tinham um significado místico, sendo colocadas nos túmulos das crianças. Para alguns, serviria para a criança brincar após a morte e, para outros, para trabalhar para a criança, tendo função semelhante às estátuas Uchebti.

Já na Grécia Antiga, as bonecas faziam parte de rituais que ocorriam antes do casamento. A noiva entregava suas bonecas à deusa Ártemis, como símbolo do fim da infância.

A Evolução do Uso das Bonecas com Fim Comercial

A utilização comercial das bonecas teve início na Alemanha, durante o século XV, e isso serviu para aumentar a fabricação das mesmas e acelerar a entrada de inovações nessa produção.

Na mesma época, Paris se especializou na produção de bonecas, que reproduziam as mulheres locais. Essa técnica alcançou seu explendor durante o século XIX, quando as bonecas destinadas aos adultos, reproduziam fielmente personalidades da corte e da sociedade.

A partir final do século XIX, a idéia de Thomas Edson de lançar uma boneca que fala, foi aproveitada por vários fabricantes, revolucionando a indústria de brinquedos. Inicialmente foram produzidas bonecas que recitavam orações e bonecas que cantavam.

Durante os séculos XX e XXI, a evolução tecnológica deu origem a bonecas cada vez mais diferenciadas, com fisionomia e tamanho semelhantes a de um bebê, que chorava e vinha com mamadeira e fralda, algumas imitavam fielmente bebês reais, como as Bonecas Reborn. Nesse contexto, surgiu também a boneca Barbie, que tinha uma fisionomia jovial, era bonita e super ligada na moda.

O desenvolvimento do cinema e do desenho animado; do mundo da moda, personagens e estilos famosos de filmes, passaram também a ter seus equivalentes em formas de boneca.

Assim, começam a surgir vários bonecos baseados em filmes. Essa moda parece ter alcançado seu explendor na atualidade, onde é possível observar diversas linhas de novos bonecos e bonecas baseados em um novo filme ou desenho, como os Bonecos Ben 10,  bonecos baseados no Filme X-Men Origens e até réplicas do famoso Boneco Assassino Chuck, que são mais procurados por colecionadores do que por crianças.

Bonecas que reproduzem as características e roupas de personagens famosos também costumam ser um ótimo artifício para as vendas. Bonecas de apresentadoras infantis, cantoras, personagens de programas infantis, tais como o Boneco Fofão, o Boneco Baby e outros da Família Dinossauro, a Boneca Hannah Montana, os Bonecos da Turma da Mônica, o Boneco do Barney, entre muitos outros.

O Papel das Bonecas em Outras Culturas

No Japão, os primeiros bonecos foram os Haniwa, estatuetas encontradas em tumbas pré-históricas. Mais tarde, no período Heian, bonecas eram usadas para afastar demônios; no período Nara, sob influência chinesa, passaram a usar roupas de seda dourada e penteado sokei; no período Kamakura, o shogunato obrigou as mulheres a substituir os quimonos por trajes mais simples, o que também refletiu nas bonecas; e no período Edo, surgiram as Karakuri, que tocavam instrumentos e dançavam.

No ano de 1945, as bonecas começaram a ser usadas no teatro Noh, para homenagear os atores e personagens de maior destaque. O mesmo ocorreu com o teatro Kabuki, quando foram criadas as bonecas com detalhes de vestimenta e maquiagem. Existem também os bonecos Gosho, bebês de pele clara e cabeça grande, que carregam um peixe.

As bonecas, chamadas de Ningyoo simbolizam um dos costumes Japoneses. Em 3 de março se comemora o Dia das Meninas e as bonecas são expostas em um altar com a figura do casal imperial em seu topo, e no dia 5 de maio, o Dia dos Meninos, bonecos guerreiros são usados para simbolizar força e bravura.

Na África, o povo Mfengu, que habita a África do Sul, a tradição é de oferecer a cada jovem uma boneca, essa a reservará para o primeiro filho que tiver. Após o nascimento desse filho, ela recebe outra boneca para oferecer ao segundo filho.

Materiais Utilizados na Fabricação das Bonecas

As bonecas mais antigas eram normalmente feitas em madeira e tecidos com uma cabeça feita em cera. Algum tempo depois, a cerâmica possibilitou a confecção de cabeças em porcelana e biscuí.

O surgimento do celulóide em 1869 possibilitou a fabricação em larga escala dessas bonecas, sendo posteriormente substituído por novos materiais como PVC e plástico.

Atualmente, diversos materiais são utilizados na confecção das bonecas, desde as mais artesanais em madeira, palha, tecido, porcelana, cera, gesso e papel, até aquelas que fazem uso da alta tecnologia em plástico, pelúcia, metal e vinil. O material utilizado na confecção dessas bonecas normalmente acompanha a evolução dos mesmos e das novas tecnologias.

Alguns desse materiais produziram bonecas com características singulares que ficaram marcadas na história. Entre essas destacam-se as bonecas de pano e bonecas de retalhos, bonecas de plástico duro, bonecas de metal, boneca de porcelana, as bonecas de vinil (a maior parte das bonecas produzidas em grande escala atualmente são feitas em vinil),bonecas de madeira, bonecas de papel, bonecas de papel machê, bonecas de biscuí, e as bonecas de composição. Essas são feitas de uma mistura de componentes, como serragem, papel, cola e gesso de Paris, como as bonecas Tiny Betty, Little Betty, Betty, Wendy Ann e Princess Elizabeth.

Entre as bonecas mais famosas da atualidade, encontramos a boneca norte-americana Boneca Barbie com todo um conjunto de acessórios com destaque para a casa da Barbie e o Carro da Barbie; a concorrente brasileira da Barbie chamada Boneca Susi, a Amiguinha, primeira boneca brasileira em tamanho real; e Meu Bebê, primeira boneca lançada no Brasil com aparência de um recém nascido.

 

Bonecas de Brinquedo <<-- História das Bonecas -->> Bonecas Barbie