Primeira boneca fashion doll do Brasil, lançada nos
anos 60
e líder de mercado durante muitos anos, a Susi é um dos produtos de maior sucesso na história
da
Estrela
. A boneca atravessou décadas e conquistou meninas de várias gerações, tendo sua fabricação
interrompida em 1985 e retornando em 1997, em versões que traduzem o perfil e o sonho das
meninas brasileiras.
A Susi acompanhou todas as tendências de moda dos anos 60 ao início dos anos 80. Os elegantes vestidos para festa, os baby dolls de jersey, conjuntos de anágua e até mesmo as calcinhas e sutiãs que a boneca usava na década de 60 faziam a cabeça das meninas da época.
Nos anos 70, a Susi usava calça "boca-de-sino" e longos colares coloridos. Os modelos temáticos "Susi Ciclista" e "Susi Espanhola", surgiram nessa época, além do boneco Beto , que viria se tornar o namorado da Susi.
O guarda-roupa da Susi do final dos anos 70 e início dos anos 80 foi influenciado pela onda da discoteca que invadiu o país, a Susi começa a desfilar seus modelos com detalhes brilhantes e muitos outros acessórios, que incluíam até patins de quatro rodas, sensação de toda a criançada naqueles tempos.
Nos anos 90, durante a Copa do Mundo de 1998 foi lançada a Susi Seleção e, em seguida, no mesmo ano, a Susi Colegial e a coleção Susi Looney Tunes. Acompanhando a evolução tecnológica, chega ao mercado a Susi Liga pra Mim que vem com um telefone celular de verdade para a criança falar com a Susi e também com seus amigos. A Susi também ganhou um amplo e divertido conjunto de acessórios com direito a casa e até uma lambretinha.
Em 2000, a Susi passou a usar biquínis e maiôs nas cores e modelos de verão e assumiu profissões nas versões “Brincando de Professora”, “Veterinária” e a “Fotógrafa” com sua máquina fotográfica de verdade, e também entrou na onda de sucesso das novelas globais e inspirou-se na personagem Bionda, vivida pela atriz Mariana Ximenes, para surgir como “Susi Uga-Uga”. Dentro da onda de malhação, a “Susi Ginasta” ganhou um corpo especial com articulações que lhe permitia fazer exercícios.
Em 2001 Susi voltou a participar de vários movimentos da sociedade brasileira, assumindo looks com inspirações das mais variadas possíveis. A fashion doll entrou para o Calendário Oficial da Moda na sua primeira versão “Susi São Paulo Fashion Week” e vestiu a camiseta da campanha “O Câncer de Mama no Alvo da Moda” na versão “Susi Inventando Moda”.
Só no ano de 2002 foram mais de um milhão e meio de manequins vendidos, o que deu a liderança a fashion doll brasileira com 47% de participação no mercado dentro de seu segmento, segundo pesquisa realizada pelo IBOPE, em seis mil domicílios por ocasião do Dia das Crianças.
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