Brinquedos de Coleção

Colecionar é um hobby, um passatempo divertido e ao mesmo tempo interessante. Como não poderia ser diferente, além da função de brincar, existem pessoas que compram brinquedos simplesmente com o objetivo de colecionar.

Esses colecionadores podem ser de diversos tipos, que podem ser divididos de forma mais ampla em colecionadores de brinquedos antigos e colecionadores de brinquedos de um personagem específico. Como o nome já diz, o colecionador de brinquedos antigos forma sua coleção de brinquedos com ítens que não são mais fabricados; já quem se direciona aos brinquedos de coleção se ocupa com itens atualmente fabricados, que visam justamente o mercado composto por esses colecionadores.

Apesar de, no Brasil, ainda ser um pouco raro encontrar essas categorias de colecionadores de Brinquedos, em países da Europa e nos Estados Unidos, esse mercado é bastante atrativo. Nesses países é comum que esses colecionadores tenham um papel tão importante (senão mais importante) para as empresas fabricantes de brinquedos; e é também comum encontrar leilões de brinquedos raros, muitaz vezes ainda lacrados em sua embalagem original.

No universo dos colecionadores, há diversos outros tipos de divisões entre as categorias de brinquedos e colecionadores. Uma delas é a divisão entre brinquedos que são feitos para coleção e brinquedos que se tornaram coleção por terem marcado época. Um exemplo desse primeiro grupo são as coleções de miniaturas ou réplicas de carros e aviões, e no segundo grupo encontramos coleções de clássicos como os bonecos do G.I. Joe, os Bonecos Falcon e as bonecas Barbie.

No Brasil, algumas coleções acabam sendo mais comuns e virando moda, mesmo que não sejam necessariamente de brinquedos, como é o caso das coleções de figurinhas e cards, onde as de maior destaque são as coleções da copa do mundo, as coleções de brindes como coleções do Kinder Ovo e Coleção dos Bichinhos de Pelúcia Parmalat. Dessa forma é possível formar lindas coleções sem ter que investir muito.

Aqui estão alguns famosos brindes colecionáveis:

Bicho Pelúcia ParmalatMamíferos de Pelúcia Parmalat: Em 1997, a Parmalat fez um comercial onde crianças eram vestidas como mamíferos, a propaganda fez tanto sucesso que a marca lançou uma promoção com bichos de pelúcia dos mamíferos parmalat. A mecânica promocional consistia em juntar 20 códigos de barra de produtos Parmalat e com mais 8 Reais trocar pelo mamífero de pelúcia Parmalat da sua preferência. No início da campanha eram 12 bichos de pelúcia, mas o sucesso foi tão grande que passaram para 21, listados a seguir: Touro Parmalat, Elefante Parmalat, Foca Parmalat, Urso Polar Parmalat, Vaquinha Parmalat, Gambá Parmalat, Rinoceronte Parmalat, Leão Marinho Parmalat, Leão Parmalat, Onça Parmalat, Macaco Parmalat, Ovelha Parmalat, Zebra Parmalat, Gorila Parmalat, Cachorro Parmalat, Girafa Parmalat, Porquinho Parmalat, Gato Parmalat, Tigre Parmalat, Leopardo Parmalat, Coelho Parmalat, sendo os mais disputados a Vaquinha, o Carneirinho, o Porquinho Cor-de-Rosa e o Panda.

Coleção Caçulinhas do Brasil: O Guaraná Antártica lançou a coleção com animais ameaçados de extinção em pelúcia. Continuando o projeto, o McDonald's ofereceu as pelúcias como brinde nas McOfertas. Ao todo eram 17 animais, listados a seguir: Anta, Tucano, Uacari, Ariranha, Tamanduá Bandeira, Lobo Guará, Preguiça, Mico Leão Dourado, Boto Cor de Rosa, Jacaré de Papo Amarelo, Onça Pintada, Capivara, Arara Azul, Peixe Boi, Tatu Canastra, Tartaruga Cabeçuda e Onça Preta.

Mini Craques Coca-ColaColeção Mini Craques Coca-Cola: Como promoção para a copa de 1998, a Coca-Cola lançou uma coleção especial com os Mini Craques, que eram miniaturas dos jogadores da Seleção. Eram 23 nomes de jogadores como Gonçalves, Tafarel, Juninho, Rivaldo, Zé Roberto, Denilson, Flávio Conceição, Cleber, Carlos Germano, Mauro Silva e Junior Baiano. Para conseguir as miniaturas, era necessário juntar 10 tampinhas da Coca-Cola mais 2 Reais e trocar por um mini-craque. Entre eles estava o Trio Especial com Romário, Dunga e Ronaldinho. Para conseguir essas miniaturas, era necessário achar uma tampinha premiada. A coleção foi muito popular e vendeu 13 milhões de mini-craques, mas a Coca-Cola esperava muito mais, tanto que produziu 35 milhões de miniaturas e os 22 milhões de mini-craques que não foram comprados resultaram em mais de R$ 17 milhões de prejuízo. Os possíveis motivos do fracasso na venda dos mini-craques foram o fato de alguns do principais jogadores terem contrato de exclusividade com a Pepsi, maior empresa concorrente da Coca-Cola, e da promoção ter sido lançada dois meses antes da escalação oficial da seleção brasileira da copa de 1998, deixando a escalação desatualizada. Isso fez com que os mini-craques de alguns jogadores não fossem produzidos e não atraindo muitos colecionadores.

Coleção Kinder Ovo: Com pelo menos uma edição a cada ano, o Kinder Ovo, ovos de chocolate da Ferrero Rocher trazem uma surpresa dentro, fazem sucesso no Brasil e no mundo. Entre as coleções de maior sucesso dos brinquedos do Kinder Ovo estão Leoventuras Leões Do Kinder Ovo, Coleção Gnomos Kinder Ovo, Tartalegres (Tartarugas Do Kinder Ovo), Soldadinhos de Chumbo Kinder Ovo e Happy Hippo (Hipopótamos Kinder Ovo).

Geloucos Coca-ColaColeção Geloucos Coca-Cola: Os Geloucos eram pequenos bonecos feitos de plástico transparentes ou foscos, tendo inclusive alguns que brilhavam no escuro, em formatos de monstros, distribuidos em promoção pela Coca-Cola em 1997. Nesta promoção, bastava juntar 10 tampas metálicas ou 5 plásticas e trocar por 1 envelope contendo 2 Geloucos e 1 Adesivo ou 2 Geloucos e 1 Card. O sucesso da coleção fez com que surgisse uma sequência de promoções como a Gelo-Cósmicos Coca-Cola e Geloucos Roqueiros.

Brinquedos Antigos <<-- Brinquedos de Coleção -->> Filmes de Brinquedos

Topo