Bonecos Comandos em AçãoO lançamento dos bonecos G.I. Joe nos Estados Unidos se deu no ano de 1964, com a oportunidade do filme "A história dos G.I. Joe" (título original: The story of G.I. Joe). Para estimular a venda foram lançadas revistinhas em quadrinhos da Marvel que, assim como os bonecos tinham seu lançamento anunciado em pequenas animações na televisão.

No Brasil, a coleção só veio a surgir apenas 20 anos mais tarde, em 1984, sendo lançado pela Estrela com o nome de Comandos em Ação. Em 1996, surgiu por aqui a série de desenhos dos Comandos em Ação, que tiveram episódios veiculados até 1989, quando foi lançado o primeiro longa metragem dos G.I. Joe no Brasil, chamado G.I. Joe O Filme. Após quase dois anos de pausa, o desenho dos Comandos em Ação voltou a ser exibido entre 1991 e 1992.

A série tradicional dos bonecos dos Comandos em Ação lançada no Brasil tinha características peculiares, mediam menos de 10 cm, vinham com acessórios como arminhas, capacetes, rádio-transmissores e viseiras, eram bem feitos e bem pintados. Uma característica em especial, que marcou muitas crianças e colecionadores dos Comandos em Ação, era o dedo polegar duro dos bonecos, que acabavam se quebrando facilmente ao tentar encaixar uma arma ou acessório na mão do boneco.

A embalagem dos bonecos comandos em ação trazia a ilustração do persongam em batalha sobre um cenário de explosão em cor de fogo ao fundo. Atrás, a embalagem trazia os outros bonecos lançados da série, além dos próximos lançamentos deixando a vontade nas crianças de escolher qual seria seu próximo boneco dos Comandos em Ação.

Mais tarde, já no início dos anos 2000, foi feita a tentativa de reitroduzir os bonecos no Brasil, mas com o nome de G.I. Joe, como na origingal série norte americana; o mesmo ocorreu em 2009 com o lançamento dos bonecos do filme "G.I. Joe: A Origem de Cobra" e mais uma série dos Comandos em Ação lançada pela Estrela. Em ambos os casos as vendas dos bonecos não obtiveram o sucesso esperado no país.

Atualmente os Comandos em Ação ainda são fabricados e vendidos nos Estados Unidos, embora mantenham a história e os personagens, os novos modelos das figuras de ação são diferentes, com polegares feitos de um material flexível que não se quebra e com expressões faciais, cabelos e capas muitos mais detalhadas.

A História dos Bonecos Comandos em Ação

  • 1963: Começa a saga dos G.I. Joe, inspirado no programa "The Lieutenant (O Tenente)", Stan Weston leva sua ideia ao designer da Hasbro, que começa a desenvolver o projeto.
  • 1964: Com o nome basedo no filme The Story of G.I. Joe (A História dos G.I. Joe), os bonecos G.I. Joe estreiam no mercado, se tornando a primeira figura de ação do mundo.
  • 1966: Em meio ao sucesso, a Hasbro resolve investir em alguns projetos diferentes, como a enfermeira G.I. Nurse, primeira personagem feminina dos G.I. Joe.
  • 1967: Várias novidades entram na linha G.I Joe, como as primeiras figuras com som e o primeiro personagem não americano (Canadian Mountie Set), contudo, as vendas começaram a cair.
  • 1969: A Hasbro desliga a ideia dos G.I. Joe do serviço militar e os torna aventureiros. Nasce a marca G.I. Joe, que passa a representar toda linha de produtos.
  • 1970: A linha G.I. Joe retoma o crescimento e forma a G.I. Joe Adventure Team (Equipe de Aventura G.I. Joe), fazendo mais sucesso que a linha militar.
  • 1976: A linha se expande com a criação da série "Eagle Eye" (Olhos de Águia) e com os alienígenas "The Intruders", inimigos da Equipe de Aventura.
  • 1978: Sem conseguir manter seus lançamentos, e devido à crise no mercado do petróleo, a linha G.I. Joe deixa de ser fabricada.
  • 1982: Os bonecos G.I. Joe retornam com 10cm, o slogan "A Real American Hero", menos articulações, histórias e características para cada personagem. Inicia a união entre G.I. Joe e Marvel Comics.
  • 1983: A expansão da linha G.I. Joe foi uma das maiores da indústria de brinquedos. No mesmo ano teve início a série animada para televisão.
  • 1984: O faturamento da G.I. Joe se aproxima da marca de 200 milhões de dólares durante o ano. A coleção chega ao Brasil pela Estrela, com o nome Comandos em Ação.
  • 1985: A Linha G.I. Joe é escolhida como melhor brinquedo para venda na América, de acordo com a revista Toy & Hobby World.
  • 1987: As histórias em quadrinhos da série G.I. Joe estréiam na Europa e o nome Action Force deixa de ser usado e o nome G.I. Joe é pela primeira vez colocado nas figuras.
  • 1988: São lançadas as séries Battle Force 2000 (lançada no Brasil com o nome de Força 2000) e Tiger Force (lançada no Brasil com o nome de Foça Tigre).
  • 1991: Inicia o movimento de proteção à natureza com a série Eco-Warriors (lançada no Brasil como Força Eco), que mudam de cor e tem armas que atiram água.
  • 1992: G.I. Joe lança a Drug Elimination Force (Força de Eliminação de Drogas), que é usada em escolas para mostrar às crianças o perigo das drogas.
  • 1993: A linha G.I. Joe se divide em 5 grupos: Militar (Battle Corps), Espacial (Star Brigade), Artes Marciais (Ninja Force), Montros (Mega-Marine) e o Hall of Fame. É lançado o primeiro vídeo game dos G.I. Joe.
  • 1994: A série G.I. Joe chega aos 30 anos com a celebração da "Saudação dos 30 anos G.I. Joe". As figuras de comemoração de 30 anos foram lançadas nos tamanhos de 10cm e 30cm.
  • 1995: Lançamento da série G.I. Joe Sgt. Savage de 12cm. Mesmo com uma história interessante e a nova série animada para televisão, não gerou interesse e foi retirada do mercado.
  • 1996: Lançamento dos G.I. Joe Extreme com 15cm, que tinha como inimigo os SKAR (Soldiers of Kaos, Anarchy). O lançamento incluiu uma série animada e uma coleção de história em quadrinhos. No final de 1996, as figuras G.I. Joe de 30 cm retornam na série G.I. Joe Classic Collection, com características parecidas com as da coleção original.
  • 1997: Após seu desaparecimento, os bonecos de 10cm voltam a ser lançados em pacotes com três figuras de ação. Na coleção de 30 cm foi lançada a primeira personagem feminina, a piloto de helicóptero G.I. Jane.
  • 1999: As figuras passaram a sair em pacotes com duas figuras por embalagem. A série foi marcada pelo relançamento de figuras antigas com novas cores e repinturas. Na série de 30 cm, novas figuras são lançadas, homenageando figuras históricas famosas das Forças Armadas, Segunda Guerra Mundial, Esportes Militares e Heróis de Hollywood.
  • 2001: Dentro da coleção de 10 cm houve o lançamento da série "Manimals". É lançado pela Image uma nova revista em quadrinhos com o nome G.I.Joe, que acaba por ser um grande sucesso.
  • 2002: São lançadas novas figuras de 10 cm mais detalhadas e sem o O-Ring (borracha interna). Isso não foi aceito pelos colecionadores, que com um abaixo assinado, pediram sua volta, fazendo com que a Hasbro voltasse a fabricar bonecos com o O-Ring. No Brasil, a primeira coleção sem O-ring foi lançada pela Gulliver com o nome G.I.Joe, marcando a volta dos Joes no Brasil, que estavam fora de circulação desde 1995.
  • 2003: A Hasbro lança o grupo chamado Spy Troops, onde bonecos vinham com disfarces para se passarem por seus inimigos. São feitos bonecos baseados nos de 10cm, para a coleção de bonecos de 30cm.
  • 2009: Durante o ano de 2009, o lançamento do filme "G.I. Joe - The Rise of Cobra" (G.I. Joe a Origem de Cobra) estimulou o relançamento da coleção, tanto com a reedição de bonecos antigos quanto com o lançamento de bonecos baseados no filme.

Curiosidades sobre os Bonecos Comandos em Ação

Sgt. Slaughter, lutador profissional de luta livre, foi a primeira pessoa do mundo real a virar boneco do G.I. Joe no ano de 1986. Dez anos mais tarde, em 1996, a coleção clássica da Hasbro criou novas figuras baseadas em pessoas do mundo real como Buzz Aldrin, General Eisenhower, entre outros. As embalagens contavam um pouco das histórias e missões desses personagens.

 

Bonecos Ben 10 <<--  Bonecos Comandos em Ação -->> Bonecos do Homem de Ferro