Boneca SusiPrimeira boneca fashion doll do Brasil, lançada nos anos 60 e líder de mercado durante muitos anos, a Susi é um dos produtos de maior sucesso na história da Estrela. A boneca atravessou décadas e conquistou meninas de várias gerações, tendo sua fabricação interrompida em 1985 e retornando em 1997, em versões que traduzem o perfil e o sonho das meninas brasileiras.

A Susi acompanhou todas as tendências de moda dos anos 60 ao início dos anos 80 (veja informações sobre história da moda). Os elegantes vestidos para festa, os baby dolls de jersey, conjuntos de anágua e até mesmo as calcinhas e sutiãs que a boneca usava na década de 60 faziam a cabeça das meninas da época.

Nos anos 70, a Susi usava calça "boca-de-sino" e longos colares coloridos. Os modelos temáticos "Susi Ciclista" e "Susi Espanhola", surgiram nessa época, além do boneco Beto, que viria se tornar o namorado da Susi.

O guarda-roupa da Susi do final dos anos 70 e início dos anos 80 foi influenciado pela onda da discoteca que invadiu o país, a Susi começa a desfilar seus modelos com detalhes brilhantes e muitos outros acessórios, que incluíam até patins de quatro rodas, sensação de toda a criançada naqueles tempos.

Nos anos 90, durante a Copa do Mundo de 1998 foi lançada a Susi Seleção e, em seguida, no mesmo ano, a Susi Colegial e a coleção Susi Looney Tunes. Acompanhando a evolução tecnológica, chega ao mercado a Susi Liga pra Mim que vem com um telefone celular de verdade para a criança falar com a Susi e também com seus amigos.  A Susi também ganhou um amplo e divertido conjunto de acessórios com direito a casa e até uma lambretinha.

Em 2000, a Susi passou a usar biquínis e maiôs nas cores e modelos de verão e assumiu profissões nas versões “Brincando de Professora”, “Veterinária” e a “Fotógrafa” com sua máquina fotográfica de verdade, e também entrou na onda de sucesso das novelas globais e inspirou-se na personagem Bionda, vivida pela atriz Mariana Ximenes, para surgir como “Susi Uga-Uga”. Dentro da onda de malhação, a “Susi Ginasta” ganhou um corpo especial com articulações que lhe permitia fazer exercícios.

Em 2001 Susi voltou a participar de vários movimentos da sociedade brasileira, assumindo looks com inspirações das mais variadas possíveis. A fashion doll entrou para o Calendário Oficial da Moda na sua primeira versão “Susi São Paulo Fashion Week” e vestiu a camiseta da campanha “O Câncer de Mama no Alvo da Moda” na versão “Susi Inventando Moda”.

Só no ano de 2002 foram mais de um milhão e meio de manequins vendidos, o que deu a liderança a fashion doll brasileira com 47% de participação no mercado dentro de seu segmento, segundo pesquisa realizada pelo IBOPE, em seis mil domicílios por ocasião do Dia das Crianças.

 

Bonecas Barbie <<-- Bonecas Susi -->> Bonecas Polly Pocket